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Meios de Comunicação: Um reflexo do real?
Quando Hitler iniciou seu discurso em 1936 na Olimpíada da Alemanha - o primeiro a ser transmitido para a televisão - estava dando o primeiro passo para a utilização da TV como forma de propaganda e divulgação de ideais totalitários. A estética nazista era transmitida como ideal de perfeição, o diferente era tido como aberração. Desde então os meios de comunicação de massa, os “Mass Média”, assumiram o papel de formadores do real. Cristopher Lash em seu livro “ A Cultura do Narcisismo” observa que:"A Cultura do Narcisismo tornou irrelevantes as categorias de verdade e de falsidade substituindo-as pelas noções de credibilidade ou plausibilidade e confiabilidade – para que algo seja aceito como real basta que apareça como crível ou plausível, ou oferecido por alguém 'confiável'".A palavra “narcisismo” é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.A metáfora grega nos remete aos dias atuais. Estamos tão debruçados sobre o que é transmitido pelos meios de comunicação que esquecemos que as transmissões são apenas reflexos do real, que o mundo real se dá fora das telas, e não dentro dela. Será que corremos o risco, como Narciso, de nos afogarmos buscando nosso próprio reflexo? LASCH, Cristpopher. Cultura do Narcisismo. Rio de Janeiro, Imago, 1983.CHAUÍ, Marilena. Simulacro e Poder. são Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007Sugestão de Leitura:Comunicação: conceitos, fundamentos e história - João Batista Perles , 2007
Um comentário:
na semana em q aconteceu o primeiro "paredão" do BBB deste ano, este texto soou muito coerente.
parabéns pelo blog, vou divulgar essa idéia.
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